Vereadores de São Gonçalo do Pará participam do 11º Congresso Mineiro de Vereadores em Belo Horizonte

por Vilson Mendes publicado 12/11/2025 08h35, última modificação 12/11/2025 08h35
Vereadores de São Gonçalo do Pará participam do 11º Congresso Mineiro de Vereadores em Belo Horizonte

Vereadores de São Gonçalo do Pará participam do 11º Congresso Mineiro de Vereadores em Belo Horizonte

Evento promovido pela AMM reúne parlamentares de todo o Estado e debate desafios e oportunidades do Legislativo municipal

A Associação Mineira de Municípios (AMM) promove, nesta terça-feira (11), a 11ª edição do Congresso Mineiro de Vereadores, no Expominas, em Belo Horizonte. O encontro reúne parlamentares, assessores, servidores e técnicos de Câmaras Municipais de todas as regiões de Minas Gerais. Mais de duas mil pessoas se inscreveram para participar da programação.

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Pará está representada no evento pelos vereadores Léo Maia, Paulo Sérgio, Rômulo Mesquita e Márcio Oliveira. A participação reforça o compromisso do Legislativo são-gonçalense com o aprimoramento técnico, o fortalecimento institucional e a busca por mais eficiência na gestão pública municipal.

A programação do congresso inclui palestras, painéis e debates sobre temas fundamentais da administração pública, como inovação, tecnologia, desenvolvimento econômico, comunicação institucional, eficiência administrativa e políticas públicas. Entre os destaques estão a palestra magna com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), e a participação do especialista em inovação Marcolino Joe, além de gestores e consultores convidados.

O encontro também marca a posse das Diretorias Temáticas da AMM, que representam áreas estratégicas da administração municipal, como Saúde, Educação, Cultura, Turismo e Meio Ambiente.

De acordo com o presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, “o congresso representa uma oportunidade de capacitação e troca de experiências entre os representantes municipais, fortalecendo o vínculo entre a Associação e os 853 municípios mineiros”.

A programação conta ainda com uma feira de expositores, com estandes de instituições parceiras como Codemge e Sebrae, além das Salas Legislativas, que abordam temas como o papel do Legislativo na construção do Plano Municipal de Educação, o uso de inteligência artificial na elaboração de leis e requerimentos, os 20 anos do SUAS.